REFLEXÕES

"Por que há algo ao invés de nada?"
(Martin Heidegger)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE OS EXTRATERRESTRES?

A Bíblia nos ensina muitas coisas sobre a vida, a natureza e até o universo. Porém, ocasionalmente ocorrem eventos, dos quais aparentemente colocam a Palavra de Deus em descredito. Um exemplo disso são os fenômenos da Ufologia, que vem ganhando espaço e chamando a atenção das pessoas com a frequência de suas manifestações. O que as Escrituras Sagradas tem a dizer sobre esses fatos em que milhares de pessoas afirmam ter presenciado? Saiba as verdades e as mentiras por trás dessa história. 


A grande pergunta

Sempre quando olhamos para o céu noturno, observamos as incontáveis estrelas, admiramos a profundidade e a infinita extensão do universo, fica difícil não passar pela nossa mente aquela clássica indagação: Será que estamos a sós nesta vastidão? Será possível que em meio a esse gigantesco "vazio" somente a terra foi abençoada com vida?

Os fenômenos ufológicos, os quais basicamente referem-se a aparição de OVNI's (Objeto Voador Não Identificado), abduções ou contatos imediatos com "seres de outros mundos", muitas vezes servem de consolo para milhares dessas pessoas que buscam uma "companhia" no universo. Infelizmente, além de estarem tendo esperança nestes eventos irreais, também dedicam erroneamente suas vidas para pesquisá-los e acabam desprezando um livro, do qual podemos obter as respostas para essas questões: A Bíblia.

O que há lá fora?

A Bíblia tem informações suficientes para chegarmos a uma conclusão sobre a vida extraterrestre. A primeira informação podemos encontrar em 1 Coríntios 4:9, que diz:

"Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens."  
(1 Coríntios 4:9)
A palavra grifada "mundo", entre outros significados em grego, pode significar "Kosmos", assim como apresentado em Romanos 1:20. Neste caso, a tradução para esta palavra pode ser "Universo".

[...] "Na p. 809 [do Dicionário Vine], o autor afirma que, provavelmente, a palavra kosmos, em Romanos 1:20, se refere ao universo, por que o termo “tinha este significado entre os gregos, devido à ordem observável nele”. 

(QUADROS, Leandro. Vidas em Outros Mundos - 1 Coríntios 4:9. Em: <novotempo.com/namiradaverdade>. Acesso em 02 janeiro 2013; grifo do autor.)
Na passagem em questão, conforme o contexto, Paulo explica que o universo está atento aos acontecimentos na terra. O que é observado neste mundo, jamais foi visto por nenhuma criatura de Deus antes. Sabemos que esses seres não são os anjos, pois caso contrário, ocorreria uma redundância no verso.

Além de 1 Coríntios 4:9 podemos encontrar outras passagens que evidenciam que não somos os únicos no universo. Acompanhe:

"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. "  

(Jó 1:6-7)
Em Jó 1:6-7, conforme o contexto, vemos que essas outras criaturas de Deus, as quais não caíram no pecado, estavam indo ao encontro do Senhor para adorá-lo. No capítulo 38 do mesmo livro, aparece novamente uma referência a esses filhos de Deus"Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" (v.7)

No verso 12 de Apocalipse 12 podemos encontrar outra evidência interessante:
"Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
(Apocalipse 12:12)
Veja outras passagens que indicam a existência de outros mundos e outros filhos de Deus:
 "Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome."(Efésios 3:14-15)
 "Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora."(Neemias 9:6)
 Existem várias outras passagens, das quais podemos perceber claramente que há vida em outros mundos e que assim como nós, eles também são filhos de Deus e o adoram.

Alienígenas?

Entretanto, tais seres celestiais de forma alguma são essas criaturas repulsivas que vemos em filmes, livros ou revistas e tão pouco ficam "voando por aí em discos voadores". A Bíblia é clara ao mostrar que em nenhum momento da história humana esses outros indivíduos entraram em contato conosco. Em todas as Escrituras, vemos apenas referências sobre a existência deles, porém, o único contato que tivemos com aquele mundo foi por intermédio dos anjos de Deus (Daniel 9:21; Gênesis 19:1-3; Mateus 1:20-24; Lucas 1:28-31; entre outros), os quais estão envolvidos conosco e a serviço daqueles que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:14).

Além disso, também na Bíblia, podemos saber o que são realmente essas supostas aparições de OVNI's ou tais seres estranhos. Em 2 Coríntios 11:14 vemos que o diabo é capaz de se transfigurar em quem ele quiser, até mesmo imitar a Cristo (2 Tessalonicenses 2:3-4). Dessa forma, ele, juntamente com seus anjos caídos, forjam ou transfiguraram falsas aparições mirabolantes, das quais afrontam diretamente as verdades bíblicas, fazendo muitos desviarem seu foco da realidade e acreditarem nesses truques malignos. 

É claro, também, que muito do que se vê por aí, não passa de fraude ou farsas televisivas e institucionais em busca da auto-promoção. Muito além disso, também há pessoas que forjam tais "fenômenos" por pura diversão e péssimo gosto ao ver a reação das pessoas perante tais fatos.

Contatos Imediatos e abduções

Como foi visto anteriormente, tais contatos podem ser possíveis por meio de transfigurações malignas ou simplesmente por meras fraudes humanas. Quanto aos relatos de abduções, a ciência pode explicar.
"Estudiosos do Centro de Pesquisa de Experiência Extracorpórea, em Los Angeles, recrutaram pessoas para um experimento. Os pesquisadores pediram a elas que, após acordarem ou se tornarem lúcidas durante a noite, fizessem uma série de tarefas mentais que poderiam levá-las a vivenciar experiências extracorpóreas[1] – como encontros com alienígenas. Os participantes tinham que tentar separar eles mesmos dos seus corpos todas as vezes em que eles ficassem semidespertos ou lúcidos. Se eles conseguissem sonhar que estavam fora de seus corpos durante o sono, os participantes deviam então procurar por alienígenas presentes em suas casas." [...]
"Os resultados da análise do experimento mostraram que mais da metade dos participantes teve pelo menos uma experiência extracorpórea completa ou parcial. Sete dessas pessoas foram capazes de estabelecer contato com OVNIs (objetos voadores não identificados) e extraterrestres durante o sono.
Quando as pessoas vivenciam abduções alienígenas durante a noite, elas normalmente não sabem que na verdade estão em sono REM [2] e tendo uma experiência extracorpórea”, explica o pesquisador Michael Raduga. “É muito realista e as pessoas não conseguem entender como isso acontece. [Nosso estudo] mostra que não é sobre alienígenas, é sobre habilidades humanas, e isso pode acontecer com quase todo mundo.
(BORGES, Michelson. "Abduções alienígenas são construções da mente.(Live Science, 26 de outubro de 2011)" Em: <criacionismo.com.br>. Acesso em 03 janeiro 2013; grifo meu.)

Conclusão

Ao contrário da crença de alguns Ufólogos, a Bíblia não é contraditória e tão pouco possui erros em sua mensagem central. Mesmo ela não se aprofundando nesse assunto (pois o objetivo da Palavra de Deus não é esse) temos claras referências e informações suficientes para concluirmos seguramente que não somos os únicos no universo. Se não fosse pela desobediência do homem e sua queda por causa do pecado, certamente poderíamos conhecer esses seres e até convivermos juntos.

Tais criaturas estranhas relatadas por aí não passam de fraudes, sejam eles obras de seres humanos mal intencionados ou de truques efetuados pelo inimigo com o objetivo de desmerecer as verdades bíblicas. Nestes últimos "capítulos" da história humana, tudo é valido para que o homem rejeite e se afaste de Deus e consiga unicamente a auto-condenação.
_____________________________
[1] "Experiências extracorpóreas": É na verdade um sonho que ocorre na etapa do sono REM. Alguns, influenciados pela filosofia platônica da imortalidade da "alma", acreditam que ocorre uma separação entre corpo e o espírito. Porém, a Bíblia nos mostra a impossibilidade de tal evento e, além disso, outras pesquisas sobre o sono e sonhos mostram que tais fenômenos não passam de inofensivos sonhos.
[2] Sono REM: É a sigla para Rapid Eye Movement ("Movimento Rápido dos Olhos"). É caracterizado como o 5º estágio do sono. Nele, várias mudanças fisiológicas ocorrem. Também é o estágio em que a maior parte do sono acontece. (OBRINGER, Lee Ann. "Como funciona os sonhos". Em: <ciencia.hsw.uol.com.br>. Acesso em 03 janeiro 2013)


Referências


(BORGES, Michelson. "Abduções alienígenas são construções da mente.(Live Science, 26 de outubro de 2011)" Em: <criacionismo.com.br>. Acesso em 03 janeiro 2013)
(OBRINGER, Lee Ann. "Como funciona os sonhos". Em: <ciencia.hsw.uol.com.br>. Acesso em 03 janeiro 2013)
(QUADROS, Leandro. Vidas em Outros Mundos - 1 Coríntios 4:9. Em: <novotempo.com/namiradaverdade>. Acesso em 02 janeiro 2013)

*Última atualização do artigo em 26 de abril de 2013.